quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Novena de Santa Teresinha de Lisieux

Familiares se reúnem para as novenas que antecedem a festa de Santa Teresinha de Lisieux - dia 02 de outubro com a Santa Missa às 10h, tradicional almoço e tarde festiva,
Convidamos todas as Comunidades a estarem participando conosco nessa linda festa!




Comunidade São Sebastião celebra São Judas Tadeu!


Comunidade São Sebastião comemorou o Dia de São Judas Tadeu nesse domingo, dia 25 de setembro com a Santa Missa celebrada pelo Pe. Ari, almoço e tarde festiva.







A nova Imagem de São Judas Tadeu foi doada por Dalva Tereza Wolff Bertotti.

Agradecemos o grande carinho com a Comunidade

sábado, 10 de setembro de 2011

Encerramento das Comemorações do Centenário Passionista

Aconteceu hoje, dia 11 de setembro a Santa Missa de encerramento das Comemorações do Centenário Passionista.

Padres de todo o Brasil e de países visinhos estiveram celebrando juntamente com as Comunidades Passionistas.


Provincial Pe. Augusto, Dom Moacir e Pe. Ottaviano ( Itália )





Padres Passionistas






Daniela e Eliseu


Adelita, Sônia e Cris




Ottaviano D'ggidio


Placa em Homenagem ao Centenário Passionista

Todas as fotos poderão ser visualizadas no link abaixo:

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Congresso de Espiritualidade Passionista

Teve inicio na terça-feira dia 6 de setembro o Congresso de Espiritualidade Passionista no Centro Passionista de Espiritualidade – CEPA, em Ponta Grossa. e vai até dia 10 desse mesmo mês. 
 
O Congresso contou com a presença de cerca de 120 participantes missionários(a)s religioso(a)s e leigo(a)s.
Padre Otaviano D’Egídio-CP, Superior Geral dos Missionários Passionistas e Padre Augusto José Canali-CP Superior Provincial da Província do Calvário, abriram oficialmente o Congresso, que encerra as comemorações dos 100 anos da presença da Congregação Passionista no Brasil.
 
A Celebração Eucarística presidida pelo Superior Geral e concelebrada por dezenas de sacerdotes e diáconos, foi marcada pelos depoimentos dos representantes dos diversos segmentos passionistas, contando a história e depoimentos de como se deram as iniciativas e os desafios enfrentados ao longo dos anos para a concretização dos anseios sonhados pelo fundador da Congregação, São Paulo da Cruz. 
 Pe. Júnior coordenador da Publicação da revista 100 anos
Perseverança, fé, testemunhos, alegrias e renúncias foram os ingredientes que compuseram essa história que hoje se comemora uma importante experiência missionária.
Desde o mês de setembro de 2010, cuja abertura do ano jubilar se deu em Porto das Caixas, no Santuário de Jesus Crucificado, Itaboraí, Rio de Janeiro, com uma significativa comemoração;  a Família Passionista  cumpriu uma vasta programação  das quais incluíram Celebrações, Criação da Logomarca comemorativa, Hino, visitas da Relíquia de São Paulo da Cruz a todas as Paróquias Passionistas, Curso de Missiologia e até a produção de um filme comemorativo .
Entre os eventos, uma revista alusiva aos 100 anos com mais de 60 páginas produzida por vários articulistas dos diversos segmentos passionistas foi apresentada logo após a Celebração da Santa Missa no dia 6 de setembro. (Leia aqui a revista OnLine)
 Pe. José Luiz Quintero-CP Assessor 

No dia 7, teve prosseguimento o Congresso sob a assessoria do Padre José Luiz Quintero, passionista espanhol que expôs os seminários um e dois:  COM-PAIXÃO e Espiritualidade e COM-PAIXÃO e Formação, respectivamente.



Tema: A Com-Paixão no Discipulado Passionista

Lema: Alegraivos no Senhor ( FL 3,1 )




Texto e Imagens: Osmar Vieira

Setembro: Mês da Bíblia!

As cinco vias da PalavraSetembro é o mês da Bíblia. Sofremos um analfabetismo bíblico e precisamos criar o “século da Bíblia” e tê-la todos os dias em nossas mãos. Eis as cinco vias da Palavra.
 
1 - O ouvido -  Como poderemos crer sem ouvir a pregação da fé? “Ouve oh Israel”. Este é o mandamento divino. Dá-nos Senhor, ouvido de discípulo, pede o profeta Isaías. A fé entra pelo ouvido. Não podemos ser surdos ao Deus que se revela a nós como a amigos. Quem ouve minha Palavra e a põe em prática, este é o maior no reino dos céus, ensinou Jesus. Hoje se ouvirdes a voz do Senhor, não fecheis o vosso coração, diz o livro de Samuel. A Palavra supõe a audição, o ouvido, do contrário, ela cai no chão.
 
2 - A cabeça - A Palavra exige o estudo, a teologia, o magistério e o catecismo. A fé não pode contrariar a reta razão, mas, ela vai além da razão. É preciso dar a razão de nossa fé porque a verdade e a fé são duas asas que movem o ser humano até Deus. Fé e razão se completam. O ato de fé é um ato de decisão, de opção, de adesão a Deus, a Jesus Cristo e à revelação divina. A cabeça é uma via da fé para evitar todo infantilismo, magia, engano, exploração, fanatismo e heresia no âmbito da religião. A Palavra guia nossos pensamentos e oferece critérios, valores e luzes para a razão.
 
3 - O coração - A Palavra ouvida desce ao coração, ou seja, é interiorizada, assimilada, vivida, experimentada. É no intimo do coração que a Palavra se faz carne em nós. Ela se torna alimento. “Toma o livro e come-o” diz a Escritura.  Há uma grande fome e sede da Palavra porque ela alimenta a fé no coração dos cristãos. A fé é resposta à Palavra e compromisso assumido no centro, no interior dos corações.
 
4 - As mãos - A fé sem obras é morta. A Palavra alimenta a fé. É no testemunho, na ação, mas principalmente nos gestos de amor a Deus e ao próximo, que se manifesta nossa fé. Nossas mãos se abrem à generosidade, à solidariedade, à prática do amor pessoal e social, graças à fé. Uma fé autêntica é compromisso com a vida, a transformação, a promoção humana. Daí se entende os famosos binômios: fé e vida, oração e ação, mística e política, contemplação e transformação. A Palavra abre nossas mãos para a construção do reino, para as boas obras e o amor transformador.
 
5 - Os pés - A Palavra é o combustível, o motor, a energia da missão. Quem tem fé não é acomodado, mas, missionário, caminhante, evangelizador. Fé com  pé na estrada, pé a caminho, pé nas ruas, nas portas das casas, nas periferias e nas mansões. A fé leva ao lava-pés e a andar a pé para facilitar o encontro. De pessoa a pessoa, de casa em casa, de grupo em grupo, de nação a nação, a fé nos coloca em movimento, em ousadia missionária. Os caminhos da fé levam ao encontro com o diferente, o afastado, até o além fronteiras. A fé nos dá pés velozes que correm até os confins da terra, que nos levam ao povo. Com os pés iluminados pela Palavra caminhamos pressurosos para a casa do Pai. Pés evangelizadores que mesmo feridos e machucados nos deixam sempre de pé especialmente ao pé da cruz.  
 
Dom Orlando Brandes
Arcebispo de Londrina
 

sábado, 3 de setembro de 2011

Encontro de Liturgia e Canto Pastoral 2011

Encontro de Liturgia e Canto Pastoral 2011

Dias 02, 03 e 04 de setembro na Paróquia Sta. Teresinha de Lisieux.

Estiveram presentes : Dom Rafael Biernaski, Pe. Marcos Paulo ( Paróquia N. Sra. Saúde ), Pe. Selmo ( Paróquia Sr. Bom Jesus: São José dos Pinhais ), Pe. Valdecir ( Paróquia S. João Batista: Almirante Tamandaré ) e nossos Padres: Luiz Fernando, Pedro Gusso, Ari Soga e José Francisco.


Irmã Míria T. Kolling : Coordenadora do encontro e autora do livro: Sustentar com Arte a Louvação
A música a serviço da Liturgia

 

Irmã Míria e Pe. Selmo da Paróquia Sr.Bom Jesus de São José dos Pinhais


Coordenadores de Liturgia e Animadores/Cantores do Setor Colombo




Os responsáveis pelo almoço dessa turma toda...