sexta-feira, 4 de março de 2011

Pastoral da Criança



Por definição da Assembleia Paroquial, foram eleitas quatro prioridades que serão enfatizadas em 2011. A Pastoral da Criança pela sua importância e abrangência é uma delas.

Mais de 200 famílias são atendidas pela Pastoral da Criança em pelo menos sete comunidades da Paróquia Santa Teresinha de Lisieux. São elas: São José, São João Batista, São Paulo da Cruz, Santa Clara de Assis, Santa Bárbara, São Miguel Arcanjo e São Gabriel da Virgem Dolorosa.

Na comunidade Santa Bárbara, uma das sete comunidades que atendem as crianças, estão cadastradas 20 famílias com 22 crianças de zero a seis anos. Uma vez por mês é realizada uma reunião que os agentes chamam de o “Dia da Celebração da Vida”. Ali as crianças são pesadas e recebem um acompanhamento com as devidas anotações do desenvolvimento de cada uma, nos itens saúde e direitos. 

Uma das responsáveis pela Pastoral da Criança na Comunidade Santa Barbara é a Carmem Regina que fala entusiasmada sobre seu trabalho na Pastoral. “Senti o chamado quando um dia uma líder de outra paróquia me convidou para ir fazer uma visita no dia da celebração da vida. Fiz o curso de capacitação na nossa paróquia Santa Teresinha de Lisieux no dia 28 de outubro de 2007 e me tornei uma agente da Pastoral da Criança. Mesmo não tendo conseguido formar uma equipe de apoio nunca pensei em desistir. Depois de algum tempo consegui ajuda da dona Tereza Ribeiro Borges e logo depois da dona Maria da Graça que nos ajuda preparando os alimentos; agora elas fazem parte da nossa família e que todos os meses elas vem celebrar. 

Também, na maioria das vezes, contamos com a ajuda de algumas mãezinhas voluntárias. Adoro o que faço. É um trabalho gratificante. Gostaria muito de fazer um projeto no qual as crianças aprendessem algo que os ajudassem no futuro profissionalmente. Gostaria muito de conseguir formar uma equipe de apoio para que o nosso trabalho dê continuidade cada vez melhor; pois desistir nem pensar!” 


Nenhum comentário:

Postar um comentário