sexta-feira, 4 de março de 2011

Pastoral da Sobriedade

Uma ajuda necessária


A Pastoral é coordenada por uma equipe empenhada, ajudando na recuperação e prevenção de dependentes e atende os familiares, por meio dos passos católicos, em um grupo de autoajuda. 

O grupo se encontra todas às segundas-feiras às 20h, no salão paroquial. Geralmente é a família que procura a pastoral. “Muitas vezes, as famílias vem no desespero buscando uma recuperação imediata."

A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da Igreja na prevenção e recuperação da dependência química e de outras dependências, sejam elas químicas ou não, como: o álcool, tabagismo, depressão e compulsão por jogos de azar. É um trabalho que conta com o apoio da Arquidiocese de Curitiba e do encaminhamento espiritual do Pe. João Ceconello.

Funciona a partir da vivência dos “12 passos da Pastoral da Sobriedade”. São reuniões semanais e interruptas, que estão baseados no modelo sistêmico da psicologia e na terapia do amor ao próximo. No atendimento às famílias e aos dependentes, através do grupo de autoajuda. Apresentando o amor incondicional, gratuito e misericordioso do Pai, anunciando Jesus Cristo Libertador, através do serviço, do diálogo e do testemunho de comunhão fraterna, integrando fé e vida e ainda promovendo a dignidade da pessoa e da família.

A Pastoral existe na Paróquia há 5 anos, com a doação e serviço de alguns agentes que assumiram o compromisso de lutar pela vida. Abraçam esta causa, por não aceitar que tantos irmãos sofram sem mesmo dar-lhes a oportunidade de uma vida nova em Cristo.

Primeiramente, o impacto dependente em não admitir que precise de ajuda. O processo é longo e árduo e depende da perseverança de todos os envolvidos na recuperação do dependente. Outro problema que acontece, é quando a família não se compromete com o tratamento e ao grupo de autoajuda, são as “recaídas” do dependente. Outra situação que ocorre é das comunidades terapêuticas do nosso município, na sua maioria evangélicas, onde o dependente é bem acolhido e resgatado para fazer parte dos membros. È importante conscientizarmos que o dependente necessita de um acompanhamento pela vida toda. Isto é, ele sempre será um dependente em recuperação.

No primeiro momento, há uma ansiedade que é expressar a que vieram no grupo de autoajuda. A cada passo vivenciando, já se percebe uma mudança de comportamento, como a maneira de agir, de falar, de buscar companhias de outras pessoas que não sejam as quais tenham convívio nas rodas sociais, e, principalmente, renova-se a fé. E na posição de dependentes, tornam-se agentes da Pastoral.

As famílias compreendem através das reflexões dos temas bíblicos, de como podem contribuir de maneira eficaz na recuperação. Apoiando e participando ativamente das reuniões do grupo. Mesmo quando o dependente, por uma força maior, não pode estar presente.

Infelizmente, não temos o apoio de todos. Frente a esse flagelo da droga e outras dependências que assolam direta ou indiretamente quase 100 milhões de brasileiros, que há muito tempo vem escravizando, tirando a dignidade e a consciência de muitos dependentes e desestruturando seus familiares “codependentes”, nós como igreja, nos omitimos. Faz-se um apelo a todas as lideranças de movimentos e pastorais e, também, leigos por uma forte mobilização em prol da vida.

Precisa-se refletir e agir, afinal qual é o futuro que terá essa geração sem a nossa intervenção? A Pastoral da Sobriedade trabalha com 5 dimensões, ou seja, 5 frentes de atuação: prevenção, intervenção, reinserção familiar e social e atuação política, na qual todos têm a oportunidade de se engajar nesta luta, que não pode ser somente da Pastoral da Sobriedade e sim, com a participação e apoio de todos que querem viver num mundo de paz, sem violência e sem drogas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário